Ambos os sistemas avisam quando o pneu fura, mas a precisão varia
Os dois avisam quando o pneu está murcho, mas só o monitoramento fala a pressão que cada pneu está. Como o nome indica, este sistema acompanha o volume de ar dentro de composto, e normalmente dá esses valores no computador de bordo do carro.
A vantagem do monitoramento é a precisão, pois ele detecta variações a partir de 1 lb/pol² na pressão e pode antecipar uma perda gradual de ar antes do pneu murchar muito.
Seu lado negativo é o custo maior, pois ele exige sensores embutidos em cada roda e antenas para transmitirem as informações ao veículo.
Bem mais simples é o alerta, que nada mais é do que uma programação no software do ABS ou ESC. Nele a perda de pressão é detectada por uma mudança na velocidade de uma ou mais roda (um pneu murcho tem diâmetro menor, e gira mais rápido).
Seu custo é virtualmente zero, mas ele só detecta variações de pressão a partir de 3 lb/pol².
Fonte: Revista Autoesporte.