Pneu tem validade? Saiba qual é o prazo de segurança para rodar com ele

Apesar das controvérsias sobre o prazo de validade dos pneus, há um prazo mínimo para que você possa rodar em segurança com eles

Quando o assunto é se o pneu tem validade e quanto tempo ele dura, diversas fábricas se contradizem em relação a durabilidade. Porque, é claro que a borracha com o tempo perde a sua eficiência.  Mas, afinal, por quanto tempo é seguro rodar sem trocas os pneus?

Um assunto controverso é a durabilidade do pneu. Pois, algumas fábricas dizem que ele dura de cinco a seis anos, outras, dizem que os pneus duram até os 10 anos. E existem outras que o garantem durante tantos anos, e estamos conversados.

Apesar dessa falta de informação mais objetiva, tudo leva a crer que: nos primeiros cinco a seis anos, o pneu se mantém com todas as suas características originais, com o necessário atrito em relação ao asfalto. Daí para frente, o composto de borracha vai endurecendo, perdendo a flexibilidade, com aspecto quase brilhante, perdendo o atrito, a aderência no asfalto, comprometendo a estabilidade e o espaço de frenagem.

Mas, ele mantém sua integridade até chegar no entorno de 10 anos, quando começa a aparecer fissuras, trincas na borracha. E aí, além de prejudicar o desempenho, ele ainda pode estourar, romper e provocar, ele mesmo, um acidente.

 

Fonte: Autopapo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s