Dica Coopertires: Pressão de enchimento do pneu

A pressão insuficiente pode levar a falhas dos pneus. Isso resulta em estresse desnecessário dos pneus, desgaste irregular, perda de controle e acidentes. Um pneu pode perder até metade de sua pressão de enchimento e não parecer murcho!

Você não consegue saber se seus pneus têm pressão de enchimento suficiente apenas olhando para eles. Mesmo que pareçam bem, eles podem estar com até 50% de pressão insuficiente. De acordo com um estudo recente, cerca de 70% dos veículos na estrada têm pelo menos um pneu cuja pressão é excessiva ou insuficiente em mais de 10%. Na verdade, 23% de todos os veículos pesquisados tinham pelo menos um pneu com 20% ou mais de falta de pressão. Isso representa um problema de segurança real.

É importante que seus pneus tenham a pressão de enchimento adequada, uma vez que pressão insuficiente pode acarretar falhas de pneus. A “quantia certa” de pressão de enchimento dos pneus é especificada pelo fabricante do veículo e mostrada na borda da porta, coluna, tampa do porta-luvas ou tampa do tanque de combustível do veículo. Também consta no manual do proprietário.

Ao verificar a pressão de enchimento, certifique-se de que os pneus estejam frios, o que significa que não deverão ter se aquecido nem o correspondente a rodar uma milha. (OBSERVAÇÃO: se você tiver de dirigir por certa distância para encher o pneu, verifique e registre a pressão do pneu primeiro e acrescente a pressão de enchimento apropriada quando chegar à bomba. É normal que os pneus se aqueçam e a pressão de enchimento aumente enquanto você dirige. Nunca “sangre” ou reduza a pressão de enchimento quando os pneus estiverem quentes.)

  • Remova a tampa da válvula de um pneu.
  • Pressione firmemente o medidor de pneu na válvula.
  • Encha para obter a pressão de enchimento recomendada.
  • Se você encher demais o pneu, diminua o enchimento pressionando a haste metálica no centro da válvula com uma unha ou a ponta de uma caneta. Em seguida, verifique novamente a pressão de enchimento com o medidor de pneu.
  • Recoloque a tampa da válvula.
  • Repita a operação em todos os pneus, inclusive o estepe. (ATENÇÃO: alguns estepes requerem maior pressão de enchimento).
  • Inspecione visualmente os pneus para garantir que não haja cravos ou outros objetos engastados que possam fazer um furo no pneu e causar o vazamento da pressão de enchimento.
  • Verifique as paredes laterais para se certificar de que não há ranhuras, cortes, saliências ou outras irregularidades.

 

Fonte: Coopertires.

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