Sulco mínimo do pneu diverge do piso molhado para o seco?

Há uma velha discussão de que o sulco mínimo do pneu, marcado pelo TWI, varia do piso seco para o molhado. Será mesmo?

 

O sulco mínimo do pneu, indicado pelo TWI, é um ótimo indicativo para que o motorista saiba a hora exata de trocá-lo.

Tem aí uma discussão de qual seria o sulco mínimo de um pneu para que ele ainda ofereça condições de segurança ao automóvel. O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetros. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco. Quando a banda de rodagem vai se desgastando e atinge aquele tijolinho, o TWI, é sinal de que o sulco do pneu chegou ao seu mínimo, 1,6 milímetros.

E qual é a discussão? Há quem diga que no piso molhado o sulco mínimo do pneu deveria ser de 3 milímetros. O mínimo de 1,6, definido por lei, vale apenas para o piso seco. Ora mas o seu automóvel não é igual ao de Fórmula 1 que se chove, para no boxe e troca o pneu. Então, por via das dúvidas, quem exige segurança troca o pneu quando ele atinge o sulco mínimo de três milímetros.

 

Fonte: Autopapo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s