Calibragem de pneu pode ter diferenças

Calibrar os pneus do carro conforme as indicações dos fabricantes não é uma tarefa das mais precisas. Como muitos aparelhos de calibragem dos postos de combustíveis não estão regulados, a pressão indicada no marcador pode não ser a verdadeira, correndo-se o risco de andar com os pneus fora das especificações.

Em uma simulação realizada pela reportagem da Folha nos postos de combustíveis do centro de São Paulo, em vários casos a pressão indicada nos calibradores não apresentou valor constante.

Utilizando uma picape Chevrolet S10, cujos pneus recebem 35 libras nos pneus dianteiros, foi comum alguns aparelhos de calibragem indicarem 34 ou 36 libras assim que a mangueira foi instalada no bico do pneu. Em alguns casos, porém, houve coincidência.

Segundo Durval Amaral, gerente de produto da Goodyear, essa pequena diferença não é comprometedora. “Se a pressão varia em apenas uma libra, não chega a haver perigo. Apenas em casos de defasagens muito grandes podem surgir problemas nos pneus”, explica Amaral.

Pressão maior

De qualquer forma, caso o motorista desconfie da precisão do aparelho de um posto, ele pode calibrar o pneu com uma pressão superior à indicada (para o veículo sem carga), ou até com o valor indicado para carga máxima.

Ainda segundo Amaral, “rodar com uma pressão maior é menos prejudicial do que com uma pressão inferior à recomendada”.

“Para as empresas de ônibus, por exemplo, cuja carga do veículo varia conforme a quantidade de passageiros, a Goodyear sugere calibrar os pneus nos valores para carga máxima, ainda que em parte do dia ele circule parcialmente carregado.”

Outra alternativa é adquirir um aparelho calibrador portátil, que pode ser comprado em qualquer revendedora de produtos automotivos. Com ele, o motorista calibra os pneus por conta própria e com precisão satisfatória.

 

Fonte: Folha UOL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s