Pneus dianteiros não podem ser diferentes dos traseiros

Se você pretende colocar somente dois pneus novos no carro, tenha claro duas regras fundamentais. Primeira: sempre coloque o par novo atrás e passe os traseiros para frente, se for o caso. Segunda: compre sempre da mesma medida dos dois que ficarão. Carros não podem rodar com pneus de tamanhos diferentes, salvo em algumas exceções.

Carros não podem ter pneus de tamanhos diferentes nas rodas dianteiras e traseiras O tamanho dos pneus deve observar o recomendado pelas montadoras Pneus com tamanhos diferentes ao recomendado podem trazer problema de estabilidade e acelerar o desgaste de peças da suspensão É possível usar pneus de dimensões diferentes na dianteira e traseira apenas em alguns carros esportivos Pneus de tamanhos diferentes também dificultam o rodízio recomendado pelas montadoras e fábricas

As dimensões dos pneus devem seguir as recomendações da montadora. Em quase todos os modelos as fábricas permitem uma variação de tamanho, tanto no diâmetro do aro quanto na espessura. Porém, mesmo quando for permitido colocar aro 15 em carro que saiu de fábrica com aro 14, por exemplo, é preciso fazer a troca das quatro peças ao mesmo tempo.

“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

A diferença de tamanho de um eixo para o outro pode comprometer a estabilidade do carro nas curvas e nas freadas e ainda irá acelerar o desgaste das peças da suspensão, além de abreviar a vida útil dos próprios pneus.

 

Rodízio

Colocar pneus de medida diferente na dianteira e na traseira também trará complicações na hora de fazer o rodízio. Todas as montadoras e as fabricantes recomendam passar as rodas de trás para frente a cada 10 mil quilômetros para que o desgaste seja uniforme.

Os pneus dianteiros gastam mais rápido do que os traseiros. Os motivos são: a tração na frente (na maior parte dos carros), o movimento das rodas nas curvas e o peso maior na dianteira devido ao motor.

 

Fonte: Terra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s