Para que seu carro não saia da linha, você precisa saber de alguns detalhes de como, quando e por que se deve fazer o alinhamento de rodas. O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção.
Por que?
Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento. Para entender melhor a importância do alinhamento, verifique os itens a seguir.
Quando?
- A cada troca de pneus;
- Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
- Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;
- Quando um pneu tem maior desgaste que o outro;
- Trepidação das rodas dianteiras;
- Vibração do carro;
- Volante duro;
- O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;
- O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
- O veículo tende para a esquerda ou para a direita;
- Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento).
Fonte: Goodyear.