Entenda o alinhamento de pneus

Para que seu carro não saia da linha, você precisa saber de alguns detalhes de como, quando e por que se deve fazer o alinhamento de rodas. O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento, melhor dirigibilidade e otimização do grau de esterção.

 

Por que?

Qualquer alteração que ocorra nas especificações de alinhamento, ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral e desgaste dos componentes da suspensão, poderá comprometer o bom comportamento do veículo. Ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem. Pneus que “cantam” nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento. Para entender melhor a importância do alinhamento, verifique os itens a seguir.

 

Quando?

  • A cada troca de pneus;
  • Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
  • Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;
  • Quando um pneu tem maior desgaste que o outro;
  • Trepidação das rodas dianteiras;
  • Vibração do carro;
  • Volante duro;
  • O carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;
  • O carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
  • O veículo tende para a esquerda ou para a direita;
  • Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento).

 

Fonte: Goodyear.

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