Quais são os principais tipos de motos?

As motos são classificadas através dos mais diversos estilos. Eles podem variar de cada país, apesar das nomenclaturas geralmente serem semelhantes. Confira a lista abaixo com alguns dos modelos mais comuns:

Scooter, Motoneta, Lambreta ou Vespa – São veículos motorizados de duas rodas, no qual o condutor condiciona suas pernas para a frente de seu tronco, em vez de para os lados, como ocorre nas motocicletas.

CUB – Meio termo entre as Scooters e as Motos. Diferencia-se da primeira principalmente por possuírem câmbio, além de embreagem centrífuga semiautomática.

Esportivas – Têm design futurista e mecânica de excelente desempenho. Os motores geralmente possuem mais de 600 cilindradas, o que permite maior aceleração, algumas alcançando velocidades superiores a 300 Km/h.

Custom – Estradeiras que não priorizam a velocidade, mas o conforto. A altura do banco é baixa, as pedaleiras são avançadas e o tanque é grande e paralelo ao chão, de forma a proporcionar uma posição confortável para pilotagem.

Roadsters – Aliam o visual e a posição de pilotagem das custom com o alto desempenho das esportivas.

Chopper – Derivam das Custom com a diferença na posição do tanque, que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. O garfo da frente tem um ângulo em relação ao motor, maior que nas Custom e seu comprimento também é maior, deixando a distância entre eixos bem grande.

Naked – Têm bom desempenho em relação ao motor, e conjunto mecânico. Permitem uma posição de pilotagem menos ‘deitado’, melhorando o conforto para condução em vias urbanas, seu guidão é mais alto do que nas esportivas e não possuem carenagem.

Off-road – Possuem diversas variantes: motocross/supercross, enduro, cross-country, raids e trail. Os pneus são específicos, geralmente para tração na terra e as rodas são maiores para transpor obstáculos com maior facilidade. A sua suspensão possui um curso total maior, sendo mais altas em relação ao solo, para absorver impactos e não os transmitir para o piloto. O visual geralmente é despojado, com desenho rústico e/ou agressivo.

 

Fonte: Michelin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s