Faça uma viagem segura cuidando dos pneus e rodas

Vai aproveitar as férias para cair na estrada? Então siga nossas dicas para fazer um passeio sem sustos cuidando dos pneus e rodas:

– Faça uma inspeção prévia em busca de amassados nas rodas de ferro, que podem provocar vazamento de ar, mas são reparadas com relativa facilidade. Já no caso de rodas de liga leve, procure por fissuras e trincas – se encontrá-las, leve até uma oficina especializada, mas é bem provável que sua substituição seja necessária.

– No caso dos pneus, se encontrar alguma bolha, troque-o imediatamente e nem pense rodar com ele na estrada, pois é grande o risco de acidente. Se houver desgaste irregular da banda de rodagem, pode ser um sinal de falta de alinhamento ou uso de pressão inadequada.

– Confira a profundidade dos sulcos, que são responsáveis pela drenagem da água no caso de chuva (evitando a perigosa aquaplanagem). Por lei, a profundidade mínima é de 1,6 mm, mas se a profundidade estiver muito próximo disso, a substituição dos pneus é recomendável, visando a segurança. Vale lembrar que um pneu novo tem sulcos de 8 mm em média.

– Cheque o alinhamento e o balanceamento.

– Calibre os pneus antes de pegar a estrada (ou no dia anterior), procedimento que deve ser feito com eles ainda frios – não se deve rodar mais do que três quilômetros. A maioria dos carros demanda uma pressão maior, diferente da usada para rodar na cidade no dia a dia, se o carro estiver carregado. A calibragem ideal está indicada no manual do veículo, mas pode ser encontrada na tampa do reservatório de combustível ou em uma das laterais das portas.

 

Fonte: Auto Esporte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s