Pirelli dá dicas de condução segura sob Pista Molhada

Um dos maiores perigos na condução sob pista molhada é a aquaplanagem: como você pode evitar este fenômeno? A aquaplanagem resulta na “flutuação” do pneu e na perda imediata do atrito.

Trata-se de uma situação perigosa que normalmente é criada por extensões muito molhadas da estrada ou grandes poças de água, criadas pela drenagem insatisfatória da superfície da estrada, quando um veículo está em altas velocidades.

Nestas ocasiões, as ranhuras da superfície de rolamento não conseguem expelir a água sob o pneu e, na prática, você pode repentinamente sentir o carro “flutuando”.

Com uma condução cuidadosa e pneus que não estejam gastos e corretamente inflados este perigo pode, na maioria das ocasiões, ser evitado, uma vez que as superfícies de rolamento são projetadas para drenar a maior quantidade possível de água a fim de assegurar a melhor aderência possível. Agora que esclarecemos o conceito de aquaplanagem aqui estão alguns conselhos sobre como enfrentar esta situação. Não use os freios porque o carro está flutuando e, além disso, também há o risco de, assim que os pneus agarrarem outra vez, o carro mudar de direção repentinamente fazendo você perder o controle completamente. A melhor coisa a fazer é segurar firmemente o volante se preparando para um novo atrito tentando manter a direção de condução correta ao longo do percurso e tirar o pé gradualmente do acelerador dado que os giros do motor aumentam rapidamente assim que o carro começa a flutuar.

Fonte: Pirelli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s